terça-feira, 18 de outubro de 2011

Mídias e tecnologias na transformação das práticas pedagógicas



As mídias e tecnologias vêm transformando diversas áreas da sociedade, principalmente nos aspectos relacionados à produção , acesso e divulgação do conhecimento.Nesse aspecto, a educação é um campo em que as mudanças atingem grande número de pessoas, principalmente crianças e jovens.


No entanto, percebe-se que que a introdução ao mundo digital e aprendizagens tecnológicas ainda estão distantes da maioria dos alunos e professores brasileiros.Por diversas razões, muitas escolas ainda não implementaram metodologias eficientes que integrem a Informática às atividades curriculares e extracurriculares. Uma das dificuldades é a inexistência de salas de informática ou simples computadores em muitas escolas. Outro fator complicador é a resistência de muitos professores em se capacitarem para utilizar os recursos tecnológicos já existentes.



Certo é que a Informática na educação já trouxe e continuará trazendo muitas mudanças positivas no processo de construção do conhecimento ,para a melhoria da aprendizagem , inclusão dos alunos e transformação das relações , dentro e fora da escola, considerando-se o uso dos espaços virtuais e suas possibilidades.


A prática pedagógica tem se enriquecido através de pesquisas bem direcionadas pela Internet, criação de blogs para registro de experiências e projetos , além de espaços de discussão virtuais entre os membros da própria escola e entre outras escolas e intituições.Certamente desse processo resultarão estudantes mais autônomos em relação à busca do conhecimento e, consequentemente, mais críticos.


Assim, o processo exige , antes de tudo, professores e equipes pedagógicas preparados para explorar estes espaços . Para isso, é necessário que os professores busquem qualificação na informática aplicada à educação e que existam cursos acessíveis. Além disso, deve ser facilitado a eles o acesso à Internet e a aquisição de computadores, o que, de certa forma , já vem ocorrendo.Mas o mais importante é a conscientização dos professores no sentido de acompanhar as inovações tecnológicas e concretizá-las nas suas práticas cotidianas em sala de aula.





2 comentários:

  1. Cleci,
    depende de dedicação e boa vontade dos professores a inserção das mídias e tecnologias em sala de aula, como ferramentas auxiliares para o enriquecimento das práticas e, certamente, a melhora nos resultados e índices escolares. Acredito que, aos poucos, as barreiras e os medos serão ultrapassados e muito será alcançado em nossas escolas, com o uso destes recursos.
    Abraços e sucesso!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns colega...
    Gostei muito de teu blog pelos comentários e criatividade em torná-lo bonito e alegre, além de estar preocupada com a educação.
    Abraços

    ResponderExcluir